Informações sobre concessão de crédito no Estado podem ser visualizadas no site do Plano Espírito Santo

04/08/2021 16h25

O anúncio de medidas econômicas de apoio a diversos segmentos por meio do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente criou um cenário de confiança para a tomada de crédito por microempreendedores e empresas de grande porte na direção da retomada econômica devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para acompanhar o andamento e evolução das ações do Governo do Estado em curso, é possível acessar o site do Plano, que agora passa a contar também com o painel de monitoramento da concessão de crédito via Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Dados como os tipos de linhas mais solicitadas nas duas instituições financeiras, os segmentos mais atendidos, o porte e onde estão localizadas essas empresas, entre outros, fazem parte da ferramenta on-line, que tem por objetivo dar transparência à medida. As informações estão publicadas no endereço www.planoes.es.gov.br, no item Preços e Crédito.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o painel é uma forma de ampliar o acesso da sociedade, das entidades parceiras e de outros atores públicos às ações implementadas pelo Governo do Estado. “O Plano Espírito Santo – Convivência Consciente contempla várias ações de extrema importância para a população capixaba. O anúncio feito pelo governador Renato Casagrande já tem reflexos na economia e demonstra que os capixabas estão confiantes e vamos superar o cenário desafiador para a economia mundial. O painel de monitoramento do crédito é mais uma ferramenta para balizar o desenvolvimento de ações e servirá para apontar novos caminhos, se necessário”, disse Tyago Hoffmann.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, comentou sobre a importância da concessão de crédito: “ter um banco de desenvolvimento é um privilégio de poucos estados, e o Espírito Santo é um deles. Em momentos de retração econômica como o que a pandemia impôs, o banco de desenvolvimento atua como uma alternativa para as empresas. Estamos de portas abertas para todos que nos procurarem e os números do portal mostram que estamos nos empenhando em fazer o crédito chegar à ponta, às empresas que precisam continuar funcionando.”

Já o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, relembrou a trajetória de construção das linhas de crédito emergencial para sustento da economia no Estado. “A operacionalização das linhas de crédito emergencial pelo Banestes, como medida de enfretamento da pandemia da Covid-19, se tornou, sem dúvida, um dos grandes marcos da história do banco estadual. Desde março de 2020, o Banestes tem operado linhas especiais de crédito emergencial, além de outras soluções em atenção aos clientes e, após um pouco mais de ano e meio, já ultrapassamos o volume de R$ 623 milhões em créditos concedidos para empresas capixabas de todos os portes e microempreendedores, em mais de 18 mil operações”, afirmou.

Sobre a disponibilização do Painel para acompanhamento das operações, o diretor-residente do banco capixaba complementou. “Agora, com a entrega do Painel de acompanhamento, desenvolvido no Power BI, tornamos o processo de concessão de crédito emergencial ainda mais transparente para a sociedade capixaba, com uma metodologia inovadora e alinhada com as boas práticas do mercado. Essa foi mais uma entrega desafiadora executada pelo banco. O Banestes vem cumprindo a sua função econômica e social no Espírito Santo e nossa estratégia permanece centrada nas operações para impulsionamento da economia”, frisou Amarildo Casagrande.

Plano Espírito Santo — Convivência Consciente

O Plano ES é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas, com o objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). São previstos mais de R$ 32 bilhões em investimentos dos Governos Federal, do Estado e do setor privado até o final de 2022. A estimativa é de que sejam criadas mais de 100 mil vagas de emprego.

Acesse:

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis