Secretaria de Inovação e Desenvolvimento lança Projeto Atração Ativa de Investimentos para municípios

21/12/2021 14h59

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) lança, na próxima terça-feira (23), o Projeto Atração Ativa de Investimentos para os municípios. O evento de lançamento vai ocorrer às 10 horas, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória, e é voltado para gestores municipais de todas as regiões do Estado.

A ação será realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e apoio do Sebrae-ES.

A prospecção ativa de novos negócios e projetos para o Espírito Santo é uma das premissas do governo, que, por meio da Sectides, estabeleceu uma metodologia de atração ativa de investimentos e novos projetos para o Estado, que resulta na geração de emprego e renda para toda a população capixaba.

No encontro, o modelo de prospecção ativa de investimentos utilizado pelo Governo do Espírito Santo vai ser apresentado e também ocorrerá a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com a Amunes para viabilizar o apoio e a orientação aos gestores municipais e equipes, com objetivo de que possam colocar em prática a prospecção ativa em suas regiões. O evento contará ainda com palestras com os temas “Potencializando a competitividade do ES”, “Programa ES 100% Empreendedor” e “Cidade Empreendedora”.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, frisou a importância do evento para os municípios e para o Estado. “O Espírito Santo é um dos estados mais organizados do País e temos um ambiente favorável para novos negócios. O governador Renato Casagrande está empenhado no trabalho voltado à competitividade, desburocratização e foco na atração de investimentos, por meio de uma política de incentivos fiscais atraente para estimular o desenvolvimento regional”, pontuou.
Para o secretário, esse é o cenário ideal que transmite segurança ao investidor. “Nosso objetivo é que os municípios também possam explorar melhor seu potencial, em relação à localização, mão de obra e política tributária, se apresentando de maneira assertiva e efetiva para as empresas capixabas e de fora do Estado. Fazemos contato constante com diversas empresas que têm interesse em vir ou ampliar projetos nas regiões, portanto todas as cidades têm potencial de atração”, acrescentou Hoffmann.
O presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, destacou a assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) entre as entidades participantes. “Trata-se de uma excelente oportunidade para os nossos prefeitos e gestores municipais acompanharem e conhecerem o modelo de prospecção ativa de novos empreendimentos, tão bem-sucedido no Governo do Estado, que sempre anuncia novas empresas, a ampliação de fábricas em nossos municípios e contribui para a geração de empregos dos capixabas”, ressaltou.

Atração de Investimentos

Uma política de atração de investimentos é de fundamental importância para o desenvolvimento de um estado, mas principalmente para os municípios. Atrair empresas é o resultado de diversas ações que demonstram os potenciais investidores que o município está preparado para atender, incluindo as demandas necessárias para dar início à operação.
Nesse contexto, o Governo do Estado vai apresentar aos municípios a política pública de atração de investimento ativa, com o objetivo de mostrar aos gestores municipais as ferramentas efetivas de geração de emprego e renda.

Serviço:
Lançamento do Projeto Atração Ativa de Investimentos para municípios
Data: 23 de novembro (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Sebrae, em Vitória.

Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis