Sectides apresenta o Plano Espírito Santo – Convivência Consciente em evento on-line do Sebrae-BA

28/05/2021 14h53

O Plano Espírito Santo – Convivência Consciente implementado pelo Governo do Estado visando à retomada econômica devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) foi destaque, nesta semana, durante evento on-line organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA). A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) apresentou o pacote de medidas, a fim de mostrar as medidas presentes e futuras adotadas pela Administração Estadual.

O encontro reuniu secretários e colaboradores com o objetivo de capacitar gestores públicos de municípios da Bahia, que fazem parte do Cidade Empreendedora, programa que também está sendo desenvolvido no Espírito Santo.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, afirmou que as decisões e medidas adotadas pelo Governo do Estado têm refletido diretamente no ambiente de negócios favorável, segurança jurídica entre outros fatores que se somam para a retomada econômica.

“O Plano Espírito Santo – Convivência Consciente é um grande marco para o Estado, pois promove um trabalho que reúne o poder público, parceiros da iniciativa privada e instituições de maneira integrada e possui eixos estratégicos bem definidos para promover o desenvolvimento econômico. Nossa meta é gerar 100 mil empregos até dezembro de 2022 a partir destes estímulos e garantir próspera retomada”, pontuou Hoffmann.

O Plano Espírito Santo foi apresentado pela subsecretária de Estado de Projetos de Desenvolvimento Econômico, Fabrine Schwanz, que destacou a importância da soma de esforços para superar a pandemia. “Aqui no Estado, tivemos a preocupação de nos unir com os municípios para que houvesse uma sinergia entre as medidas de enfrentamento à pandemia adotadas, somando ações conscientes com um mesmo propósito, a superação da pandemia".

De acordo com a subsecretária, a aquisição de alimentos da agricultura familiar é uma forma de gerar renda e garantir o fornecimento de alimentos para as famílias que mais precisam. Além disso, ela citou o ES Solidário, programa do Governo do Estado que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade com a entrega de cestas básicas.

A palestra foi de grande contribuição para os presentes no evento. Após mostrar o site do plano, muitos se mostraram interessados em levar a ideia adiante em seus municípios. Além disso, muitos pediram para que a subsecretária voltasse para conversar mais sobre o assunto. Segundo os organizadores, o encontro foi tão proveitoso que novas oportunidades para apresentação serão abertas.

Plano Espírito Santo – Convivência Consciente

O Plano é resultado de um grande pacto, que foi selado entre o poder público e o setor produtivo para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, exigindo que as ações sejam executadas a partir de uma visão interdisciplinar e multisetorial, com foco em respostas inovadoras.

Eixos

Ao todo, serão sete eixos de atuação: Desburocratização; Medidas Tributárias; Crédito e Financiamento; Monitoramento dos Impactos na Economia; Aceleração dos Investimentos Públicos e Privados; Inovação e Tecnologia e Geração de Emprego e Renda.

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis