Site do Plano Espírito Santo conta com painel de monitoramento de crédito para transparência na aplicação dos recursos

04/05/2022 10h55

Informações sobre concessão de crédito no Estado podem ser visualizadas no site do Plano Espírito Santo.

A transparência na Administração Pública é um dos princípios da governabilidade horizontal com a sociedade, visando a dar acesso aos resultados da aplicação de recursos. Partindo desse princípio, o anúncio das medidas econômicas de apoio a diversos segmentos, por meio do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente, foi acompanhado da criação de um site onde é possível acompanhar o andamento e a evolução das ações do Governo do Estado em curso.

No site do Plano, é possível acessar um painel de monitoramento da concessão de crédito via Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Com uma série de iniciativas voltadas à melhoria do cenário de confiança para a tomada de crédito por microempreendedores e empresas de grande porte, na direção da retomada econômica devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Plano tem diversas ações disponíveis para acesso do cidadão.

Dados como os tipos de linhas mais solicitadas nas duas instituições financeiras, os segmentos mais atendidos, o porte e onde estão localizadas essas empresas, entre outros, fazem parte da ferramenta on-line, que tem por objetivo dar transparência à medida. As informações estão publicadas no endereço www.planoes.es.gov.br, no item Preços e Crédito.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, que o Governo do Estado, durante os períodos mais duros da pandemia, agiu com responsabilidade e sempre pautado na transparência, ao anunciar o Plano Espírito Santo e um portal com dados detalhados.

“Os recursos de capital de giro disponibilizados pelo Bandes, por meio do crédito emergencial, contribuíram e contribuem para a manutenção da atividade produtiva e de postos de trabalho em diversos empreendimentos. Em momentos de retração econômica como o que a pandemia impôs, o banco de desenvolvimento atua como uma alternativa para as empresas. Estamos de portas abertas para todos que nos procurarem e os números do portal mostram que estamos nos empenhando em fazer o crédito chegar na ponta, para as empresas que precisam continuar funcionando”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira.

“O Plano Espírito Santo se confirmou como um pacote robusto de medidas socioeconômicas para apoiar empreendedores, por meio da concessão de linhas de crédito. Os setores mais atingidos pela pandemia foram contemplados e todos os dados que se referem aos investimentos, linhas de crédito, setores contemplados, valores e regiões estão ao alcance do cidadão. O Bandes teve papel fundamental na concessão de crédito emergencial e acessível aos empreendedores que buscaram apoio. Foi possível manter empresas em atividade e garantir a manutenção dos postos de trabalho, evitando o desemprego”, salientou Pessanha.

Plano Espírito Santo — Convivência Consciente
O Plano Espírito Santo — Convivência Consciente é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas, com o objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). São previstos mais de R$ 32 bilhões em investimentos dos Governos Federal, do Estado e do setor privado até o final de 2022. A estimativa é de que sejam criadas mais de 100 mil vagas de emprego.

Mais informações:
https://planoes.es.gov.br/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato/ Wilson Igreja
(27) 3331-4352/4424 / 99774-4428
comunica@bandes.com.br