Crédito e Financiamento

FONTES DE FINANCIAMENTO COMO COMBUSTÍVEL DO DESENVOLVIMENTO

 

A competitividade crescente deu um passo decisivo a partir da regulamentação do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses). O Funses preserva as receitas do presente para garantir ações futuras, tornando o Estado independente da exploração do petróleo. A partir deste dispositivo, será possível investir em projetos que vão ampliar o desenvolvimento e empregos para a população capixaba. A regulamentação do Funses permitirá que o valor existente seja usado para que o Estado se associe a empreendimentos em áreas estratégicas, direcionando as oportunidades para todas as regiões capixabas.

Somando-se a todas as linhas que foram disponibilizadas e operacionalizadas pelo Bandes, Banestes e Aderes para mitigar os impactos causados às empresas capixabas no momento de crise aguda, outras linhas foram disponibilizadas para atender especificamente ao setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia. Esse apoio recebido a partir do acesso ágil a linhas de crédito emergenciais foi determinante para muitos empreendedores.

O turismo precisou se reinventar, disponibilizando crédito subsidiado para as empresas do trade, com garantia do Fundo de Aval Bandes, que terá continuidade com o Plano Espírito Santo. Além de atender às empresas, a ampliação do fundo permite que guias de turismo cadastrados como MEI ou autônomos também tenham acesso aos financiamentos. Para superar os desafios, a Secretaria de Turismo (Setur) estruturou, dentro do Plano Espírito Santo, ações focadas no aumento do fluxo turístico de forma gradual, baseadas nas pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo e nos dados disponibilizados no Boletim da Economia do Turismo.

Para que o Espírito Santo seja ainda mais atrativo para investimentos na geração de energia renovável, o Governo do Estado trabalha a mudança de sua matriz energética de acordo com tendência mundial e lança o Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo, o Gerar, fomentando as linhas de financiamento específicas (bancos públicos e privados) para projetos de energia renovável.