Geração de Emprego e Renda

NOVAS CONEXÕES PARA GERAR OPORTUNIDADE

Como o foco do Plano Espírito Santo - Convivência Consciente são as pessoas, um de seus pilares mais importantes é a Geração de Emprego e Renda. Para que seja possível atingir a meta de 100 mil empregos formais até o final de 2022, devemos buscar, inicialmente, as possibilidades ocasionadas a partir do próprio governo.

Por isso, um dos pontos de partida para esse movimento foi aproveitar as oportunidades geradas a partir das compras governamentais, que constituem uma mola propulsora para o desenvolvimento econômico e social, quando aplicadas de forma estratégica. Com este intuito, a Sectides desenvolveu o Compre do ES com o apoio de diversos parceiros, inclusive, do setor produtivo. Consolidando assim, uma política pública de ampliação do acesso ao mercado das compras governamentais voltada para os pequenos e médios negócios, bem como fortalecer e aumentar a competitividade das empresas capixabas.

O Compre do ES se propõe a mapear a realidade das compras governamentais no Estado do Espírito Santo, levantando as demandas dos órgãos compradores, os entraves e as oportunidades para as empresas capixabas. Faz parte também da estratégia adotada, promover a capacitação e qualificação dos servidores que atuam na área de compras públicas, bem como o desenvolvimento dos fornecedores locais, estimulando seu aperfeiçoamento e ampliação de sua rede de negócios, estabelecendo prestação de serviços com maior eficiência e qualidade.

Por outro lado, o projeto Fornecedores em Rede se propõe a relacionar as demandas dos grandes forne­cedores de serviços e obras do Governo do Estado, criando um espaço para a interlocução entre esses fornecedores e as empresas e profissionais capixa­bas. O projeto atua em dois eixos: Fornecedores e Empregos. No primeiro eixo, o objetivo é estimular a contratação de empresas locais para atender às demandas de fornecimento para o andamento da obra/prestação de serviço, bem como as exigências de qualidade e capacitações desejadas, por meio de rodadas de negócios. No segundo eixo, Empregos, serão disseminadas essas oportunidades de contra­tação de mão de obra local, trabalhando as sinergias, projetos como a Reinserção Social de Apenados, o Programa de Contratação de Egressos e pessoas do sistema prisional da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Agência Itinerante do Trabalho, gerido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desen­volvimento Social (Setades). Sendo que este último terá papel fundamental neste ambiente ao realizar a intermediação de mão de obra e providenciando o encaminhamento para cursos de qualificação pro­fissional. Assim, será possível levar até o cidadão as oportunidades de emprego e ainda servir como uma importante ferramenta para que o Fornecedores em Rede possa se concretizar de maneira efetiva.

Dentre as principais medidas de incentivo, destaca­-se a associação com o Programa Qualificar ES, cujo principal objetivo é oferecer cursos profissionalizan­tes gratuitos voltados para o empreendedorismo e as habilitações relacionadas às atividades de inovação, enfatizado os cursos voltados para o empreendedo­rismo e as habilitações relacionadas às atividades de inovação.

Somando forças ao Qualificar ES, a Agência de De­senvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) oferece o Programa Capacitar para Empreender que tem o objetivo de qualificar e profissionalizar as pessoas que desejam inovar e abrir o próprio negócio e os empreendedo­res cadastrados como microempreendedor individu­al, micro e pequenas empresas, economia solidária, artesanato e agricultura familiar, a partir de: cursos, oficinas, palestras, seminários, assessorias e consul­torias, para aperfeiçoar a gestão dos negócios, ge­rando inovação, trabalho e renda.

Também desenvolvido pela Aderes, o Programa Ino­va Mercado se dedica a fomentar e ampliar o mer­cado consumidor dos empreendedores individuais, das micro e pequenas empresas (rurais e urbanas), a partir da criação de novos espaços de comerciali­zação, qualificação e agregando valor aos produtos e serviços.

Foram realizadas também ações de promoção na­cional, como a participação destacada na maior feira do turismo latino americano – ABAV Collab, o Movi­mento Supera Turismo, bem como a capacitação de agentes de viagem, jornalistas e influenciadores digi­tais. Ações apoiadas por uma campanha interna de promoção dos destinos do Espírito Santo para que os próprios capixabas redescubram seus destinos favo­ritos.

A Sectides também iniciará em 2021 o ES 100% Empre­endedor, voltado para ampliar a rede de empreende­dorismo e desenvolvimento capixaba, aproximando o Governo do Estado dos Municípios, por meio da oferta de apoio, interiorizando seus serviços, projetos e programas, contribuindo para melhorar o ambiente de negócios, a competitividade das empresas locais e a atração de investimentos. A proposta é integrar as regiões, tornando-se o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com Sala do Empreendedor, criando uma rede extremamente capilarizada, em prol do desenvolvimento local.