Monitoramento dos Impactos na Economia

O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DA ECONOMIA CAPIXABA PERMITE QUE SEJAM TRAÇADOS NOVOS RUMOS E A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE.

O Estado realiza o monitoramento contínuo dos impactos no mercado de trabalho e na economia, pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), também acompanha o desenvolvimento econômico do estado gerando dados e informações estratégicas.

O IJSN procura fornecer informação qualificada sobre a economia do Espírito Santo, assegurando maior transparência e conhecimento para a população capixaba em documentos como o Panorama Econômico, que tem como proposta analisar a economia do Espírito Santo trimestralmente, detalhando os movimentos econômicos captados pelo indicador de PIB trimestral, calculado pelo próprio instituto.

Estão disponíveis também as Resenhas Conjunturais, relatórios sintéticos mensais com estatísticas econômicas sobre o Estado do Espírito Santo (comparativamente ao Sudeste e demais Unidades Federativas), sobre produção industrial, comércio, serviços, inflação, mercado de trabalho e comércio exterior.

Como dito, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Espírito Santo é calculado anualmente pelo IJSN em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados são divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, para reduzir esse hiato, o instituto passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

O Núcleo de Estudos Econômicos (NEE) do Observatório Covid-19 acompanha os indicadores e os impactos da pandemia do novo coronavírus nos diferentes setores econômicos do Espírito Santo. O NEE subsidia a resposta dos setores público e privado e ameniza os impactos sofridos pela economia capixaba em virtude da doença. No Painel de Indicadores Economia Covid-19 encontram-se disponibilizadas informações sobre as resenhas conjunturais de Indústria, Comércio, Serviços e Inflação, com recorte para todas as Unidades Federativas.

Para saber mais sobre as publicações, análises e estudos do IJSN acesse o site: http://www.ijsn.es.gov.br/

O Ideies, por sua vez, realiza estudos e desenvolve posicionamentos estratégicos com foco no fortalecimento da indústria capixaba, oferecendo produtos que diagnosticam status e tendências de diversos segmentos da economia. Por exemplo, o IAE-Findes, Indicador de atividade econômica do Espirito Santo, desenvolvido pelo Ideies, permite monitorar estimativas trimestrais do PIB do Estado com abertura setorial, pela qual é possível acompanhar o desempenho econômicos dos setores em meio à crise sanitária a que estamos vivenciando.

Além do IAE-Findes, o Ideies publica as notas conjunturais de Mercado de Trabalho, por meio dos dados do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) do IBGE, bem como a Semana Econômica, publicação que fornece informações resumidas sobre os resultados dos principais indicadores econômicos divulgados ao longo da semana da publicação.

O Ideies anualmente divulga o IAN – Indicador de ambiente de negócios, que apresenta por meio de seus 4 eixos (infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal), 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, educação, qualificação da mão-de-obra, saúde, acesso ao crédito, inovação, tamanho do mercado e diversidade econômica) e 39 indicadores individuais para os 78 municípios do Espírito Santo a situação do ambiente de negócios das cidades capixabas.

Para maiores informações sobre as publicações, análises e estudos do Ideies acessar: https://portaldaindustria-es.com.br/

O IJSN e o Ideies uniram esforços e auxiliaram na elaboração de um painel de monitoramento de indicadores chaves sobre a economia do Espírito Santo que devem ser utilizados como subsídio para entendimento da economia capixaba em um passado recente, principalmente considerando os desafios enfrentados com a pandemia:

Clique para acessar o Painel de Monitoramento