Sobre o Plano

O Plano Espírito Santo – Convivência Consciente é um grande pacto construído com a colaboração entre setor público e privado. Mais do que promover a recuperação econômica dos impactos da pandemia, ele consolida uma parceria robusta e duradoura pelo desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. Importantes parceiros como a Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), o Espírito Santo em Ação (Es em Ação) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae) somaram esforços ao Governo do Estado nesta missão, formando uma grande coalizão em prol do Espírito Santo.

O plano está em contínuo processo inclusivo de construção, e conta com o monitoramento dos impactos da economia como bússola para realinhar as ações e traçar novos rumos, sempre com a indissociável relação entre governo e iniciativa privada.

Um dos seus grandes pilares é a geração de empregos. O Governo do Estado empenha esforços coletivos para a geração de mais de 100 mil empregos formais, e dá celeridade a projetos estruturantes que podem contribuir para este propósito, concomitante a oferta de capacitação para que o cidadão disfrute as oportunidades que lhes serão ofertadas.

Os objetivos do plano perpassam:

• Criar ações para mitigar os impactos negativos na economia decorrentes da pandemia da Covid-19;
 Atrair novos investimentos que contribuam para o desenvolvimento econômico do Estado do Espírito Santo;
 Desenvolver oportunidades a partir de inovações oriundas da integração Academia e Setor Produtivo;
 Promover a inclusão produtiva;
 Promover a diversificação e o incremento da atividade econômica;
 Criar um ambiente favorável à geração de emprego e renda;
 Fomentar Projetos Estruturantes que contribuam com o desenvolvimento do Estado;
 Promover a desburocratização dos processos administrativos;
 Potencializar o adensamento de cadeias produtivas;
 Promover a melhoria do ambiente de negócios capixaba.